sábado, 9 de junho de 2012

Melancia... melancia...melancia :)



Olá Pimpolhos :)

Se há coisa que tenho comido nesta gravidez é melancia :) nunca tive atracção por esta fruta mas ultimamente não consigo parar de comer. 
É fresca, sacia e faz-me sentir bem. :)

A sorte é que não faz mal e até tem muitas propriedades boas :)

Recolhi alguma informação num site muito interessante:
 http://www.alimentacao-saudavel.com



As propriedades da melancia

"Essa fruta contém muitas vitaminas, como as vitaminas A, B1, C, B2, B6, biotina, ácido fólico e niacina, além disso contém beta-caroteno, que é precursor da vitamina A e o licopeno, um nutriente funcional, igual ao do tomate, que ajuda a prevenir o câncer de próstata.
Além disso possui os minerais ferro, fósforo, cálcio, zinco e magnésio, que são de extrema importância para o funcionamento de nosso organismo."




As propriedades terapêuticas

"O consumo da melancia ajuda a evitar muitas enfermidades e a curar muitas outras. É um ótimo diurético, já que é composta de mais de 90% de água, boa para quem sofre de problemas renais, pressão alta, reumatismo, gota e também em dietas de emagrecimento.
O suco da melancia é excelente para limpar o estômago e o intestino, elimina o ácido úrico, ajuda no tratamento de acidez estomacal, bronquites crônicas e afecções de boca e garganta. Também é um ótimo antioxidante, prevenindo alguns tipos de câncer. O suco deve ser feito batendo a poupa com as sementes no liquidificador e depois coado. Consuma na hora em que o fizer.
As sementes são ricas em lipídios e usadas como diurético e vermífugo. Torradas elas aliviam a dor quando aplicadas sobre feridas.
O consumo de uma fatia de melancia por dia ajuda na eliminação de toxinas do organismo, auxilia no funcionamento dos rins, é refrescante e desinfetante".



A melancia contra doenças

"Só o consumo da melancia em si já previne diversos males como já foi dito, mas ela também pode ser usada para tratar doenças específicas, conforme encontrado na literatura sobre a fruta.
Para quem sofre de reumatismo, alcoolismo ou doenças na garganta pode ser feito um tratamento a base de melancia ingerindo apenas esse alimento algumas vezes na semana por algumas semanas, não consecutivas. Nesses dias deverá permanecer em repouso.
Já para problemas urinários, é possível fazer um tratamento que consiste do mesmo usado no reumatismo, mas também tomando suco de semente de melancia, batendo as sementes no liquidificador com um pouco de água e coando, de 3 a 4 copos por dia.
Para doenças respiratórias, substitua uma das refeições, algumas vezes na semana pela fruta".


Para dietas de emagrecimento

"Como é um ótimo diurético, a melancia ajuda a emagrecer, não só eliminando toxinas e tendo muito poucas calorias (cerca de 30 calorias en cada 100g), como também fazendo a pessoa se sentir satisfeita se comer um pedaço de melancia antes das refeições."



Além de tratar e prevenir muitas doenças, ajudar a emagrecer (que não é a parte que me interessa agora, mas sim controlar) e ser antioxidante, ela é deliciosa!
É ou não é uma super fruta?



3 comentários:

Tânia Argent disse...

Ainda não tinha reparado que estavas grávida!
Parabéns querida
beijo grande

Rozita disse...

Obrigado Tânia :) beijinho grande

saracr disse...

eu devoro melancia, adoro come-la fresquinha.

http://beautyshinewoman.blogspot.pt/