quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Rosto: O que é importante saber?

O rosto é a primeira parte do corpo em que reparamos quando conhecemos uma pessoa; é o nosso cartão de visita. Por isso, para estar sempre bonita e jovem, o segredo fundamental é cuidar do rosto. Adquirir este hábito desde cedo é essencial para evitar o envelhecimento acelerado.
Stress, má alimentação, excesso de sol, tabaco, álcool , alterações hormonais e poluição são alguns dos factores que interferem negativamente no processo de renovação celular. Eles geram a produção de radicais livres e comprometem a hidratação cutânea, prejudicando a aparência.
 
Uma rotina de cuidados básicos com a pele do rosto  associada a uma boa hidratação (beber agua é essencial) é necessária para minimizar os efeitos negativos sobre ela, e deve fazer parte de nossa higiene diária. Para isso, alguns passos são necessários. Tente inserí-los no seu dia-a-dia. No início, poderá parecer chato ou cansativo, mas com o tempo verá resultados e tudo se tornará uma rotina comum.





Limpeza da Pele

Limpar a pele é fundamental com finalidade eliminar as células mortas, secreções naturais da pele, resíduos de poluição e maquilhagem. A limpeza visa a higiene com produtos manipulados, assim como a eliminação de cravos e espinhas. Isso diminui a flora bacteriana e as impurezas da pele. É indispensável para a manutenção de todos os tipos de pele  remover as impurezas dos poros. Limpar auxilia também nos tratamentos faciais para  que os cosméticos penetrarem mais facilmente na pele.


Exfoliação da Pele

O exfoliante é ideal para uma limpeza mais profunda da pele, eliminando as impurezas e retirando as células mortas de forma eficaz.  Estimula a renovação natural de células da pele e ajuda no tratamento do Acne . Além disso, ela prepara a pele para receber tratamentos complementares — melhorando, por exemplo, a absorção de loções hidratantes.


Máscara Facial

A máscara também deve fazer parte da limpeza da pele, pois é excelente para fechar os poros.
Alguns componentes são bastante utilizados em máscaras faciais. As algas marinhas são nutritivas e bons desintoxicantes de pele. A argila, quando em conjunto com as algas marinhas, retira as impurezas e limpa a pele em profundidade. Logo, esta é a mistura ideal para quem quer obter uma pele limpa e saudável.
Caso sua pele seja seca, é recomendado usar um hidratante antes da aplicação da máscara.


Tónico Facial

O tónico facial é utilizado para complementar a limpeza da pele. Ele tem o papel de protege-la da acção dos radicais livres, ajudando a reduzir a aparência de poros dilatados e uniformizando a textura da pele. Essa loção também tem a função de manter a humidade natural da pele, além de proporcionar mais elasticidade e beneficiar o "tônus" muscular da pele.


Hidratação Facial

Após este ritual de limpeza, sua pele está preparada para receber uma boa hidratação.
O uso adequado do hidratante faz a reposição da humidade da pele, eliminando tensões e suavizando rugas. Durante a aplicação, é recomendado que sejam feitos alguns movimentos específicos para melhorar ainda mais o resultado.
A hidratação é indicada para peles ressecadas, tanto naturalmente como pela exposição excessiva ao sol. Além do resultado imediato, é um óptimo método de prevenção do envelhecimento, pois cria uma película protectora para a pele.


Protector Solar

Muitas vezes não percebemos o sol a queimar, mas ele está lá, firme e forte. Por isso, na hora de usar o protector, espalhe-o bem, para cobrir todos os cantos do rosto. No verão, não podemos esquecer e precisamos redobrar os cuidados com a pele, principalmente a do rosto que é mais sensível e fica exposta o dia inteiro.
O uso do protector é essencial para proteger a pele da acção dos raios solares, que é um dos maiores causadores do envelhecimento prematuro. Ele deve ser utilizado diariamente, estando na praia ou não. O protector solar ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele. Além destes benefícios, seu uso também está ligado a um menor risco de cancro de pele.


Cremes para Área dos Olhos

Esta área merece uma atenção especial pelo facto de ser a parte mais sensível do rosto. É o local onde aparecem as primeiras rugas. Os cosméticos são elaborados com fórmulas especiais para não agredir os olhos.
É importante utilizar cremes específicos para a região ao redor dos olhos, para manter o local devidamente hidratado, melhorar a textura da pele e promover uma renovação das células superficial. Com o uso diário e contínuo é possível evitar o aparecimento de linhas indesejáveis.

Cremes para Pele Madura

Já na fase adulta, inicia-se a preocupação com o envelhecimento precoce. Com o passar dos anos, o desgaste natural da pele se intensifica. Factores ambientais, estilo de vida e factores psicológicos acabam Influenciando no nosso bem-estar e na saúde de nossa pele. Por isso, é cada vez mais importante ter um cuidado redobrado com a pele.
Os cosméticos para pele madura devem conter propriedades para combater a flacidez e estimular a tonicidade muscular. Eles devem também conter dosagens de acetilcolina para aumentar o "tônus" da epiderme para minimizar linhas de expressão. Também é importante utilizar um sistema anti-rugas intensivo para diminuir os sinais de expressão das rugas finas e superficiais.

Já cuidou da sua pele hoje? 
Partilhe quais são os seus truques e dicas :)


1 comentário:

Unknown disse...

Sem dúvida que o cuidado de rosto é muito importante. bjs